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                 Notícias Importantes


Terminal Portuário de Vila Velha atinge 25% no volume de carros elétricos movimentados pela Cosco (Vitrine 17/04)
No último mês de março, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo e administrado pelo grupo de soluções logísticas Log-In Logística Integrada, participou do Evento “Global Partner Conference, encontro global de parceiros realizado pela empresa de logística Cosco Shipping Specialized em Guangzhou, na China. Nesse evento, foi apresentado o Plano Estratégico de crescimento da Cosco para os próximos anos. Na ocasião, o TVV foi reconhecido como um dos fornecedores destaque do ano de 2023, tendo alcançado 25% de participação no volume de carros elétricos movimentados pela companhia chinesa, ficando atrás apenas do Porto de Barcelona.
Nesse mesmo evento, em fórum específico de Supply Chain de Veículos, dentre os quatro terminais convidados, o Terminal de Vila Velha, através do seu gerente comercial Marhmed Hashemj, apresentou suas soluções logísticas integradas para o mercado de veículos chinês e reforçou a capacidade operacional e tecnológica do Terminal para desenvolver novos negócios, reforçando sua característica multipropósito.
O serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria entre o TVV e a Cosco, é inédito no Brasil. Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já ofereciam essa operação, que visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).
O Gerente de Operações do Terminal de Vila Velha (TVV), Pedro Rizzo, ressalta a dimensão das operações que o TVV vem atingindo. “Embora seja um terminal relativamente pequeno, oferecemos soluções logísticas que vem causando um grande impacto positivo para o mercado do Espírito Santo. Temos a operação mais inovadora das Américas e conseguimos convergir não só essa operação de carros elétricos, mas também outros clientes e cargas, fazendo jus ao nosso posicionamento como um terminal multipropósito”, comenta.
                                                                                          Avanços de 2023
Ao longo de 2023, o TVV recebeu, ao todo, 44.600 veículos elétricos da China, em parceria com a Cosco. Com essa movimentação, a armadora chinesa passou a ter uma participação relevante que corresponde a 30% do volume de veículos em contêiner movimentados.
Segundo o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, “Essa é uma operação que começou de maneira tímida, mas que foi tomando corpo e se estruturando com o tempo, trazendo ao mercado capixaba uma grande oportunidade de alavancar não só o porto, mas também toda a cadeia logística, com áreas externas como armazenagem e transporte por caminhão, o que, de fato, impulsiona o estado do Espírito Santo com uma movimentação bem acima do esperado”, diz Paixão.
Nesse processo, os investimentos realizados pela Log-In no TVV foram essenciais para a execução das operações e atendimento de toda a demanda. Entre eles, está o aporte de R$ 42 milhões para torná-lo o primeiro terminal portuário da América Latina a contar com operação remota de portêiner, além do incremento do número de equipamentos que agora podem atender mais navios. Nos últimos três anos, o investimento total em inovação no Terminal foi de cerca de R$ 150 milhões.
“Com esses investimentos em atributos da operação, tanto o TVV quanto a Cosco ganharam eficiência, agilidade, qualidade e segurança tanto operacional, quanto das cargas”, reforça Paixão.
                                                                                                  Visita à China
Durante a viagem para a China, a equipe do TVV também teve a oportunidade de conhecer o Porto de Taicang, onde os veículos elétricos são embarcados para serem recebidos no TVV, após uma viagem em uma rota sem escalas, e ainda visitou a área de supply da Cosco, a fim de conhecer o setor condutor de carros, abordar as operações e os negócios atuais e, inclusive, propor oportunidades de melhoria para alavancar a performance da quantidade dos navios.
Durante esse Fórum, a Cosco, em colaboração com seus parceiros, propôs uma iniciativa de desenvolvimento verde e de baixo carbono, defendendo o estabelecimento de um sistema de transporte marítimo sustentável entre todas as partes, bem como um esforço colaborativo para impulsionar a transformação verde em toda a cadeia industrial, e o TVV se coloca alinhado com as estratégias de sustentabilidade do seu parceiro.
“A nossa visita e a participação no Fórum aumentaram a visibilidade do TVV no mercado internacional com a ampliação do networking com diversos terminais e provedores de serviço da própria Cosco. Isso aumenta a exposição do terminal como uma alternativa no Brasil para a realização de outras operações, que não só de veículos, estreitando o relacionamento com a China e posicionando o Brasil e o Espírito Santo como consumidor e exportador do mundo”, finaliza Paixão.





Do subúrbio do RJ para o mundo: Korsa completa 30 anos de atuação no mercado (Vitrine 16/04)
A Korsa Riscos e Seguros, uma das maiores empresas de seguro independente do país, com atuação em 120 países, completa 30 anos de atividades no mercado neste mês de abril. Fundada em 1994, a empresa iniciou suas atividades  no bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e, sob a liderança do fundador James Theodoro, mudou-se posteriormente para Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade carioca. Desde então, a Korsa não parou de investir em pessoas e inovações, fortalecendo sua equipe e tornando-se referência em tecnologia da informação.
“Completamos 30 anos no mercado de forma ininterrupta, levando tranquilidade e segurança para os clientes”, comemora. “Quando eu fundei a Korsa em 1994, tínhamos apenas uma mesa e uma cadeira que ganhei de um familiar. Não tinha nem telefone. Hoje a empresa possui 70 funcionários, sede própria no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Paraná”, exalta o empresário.
Na avaliação da empresa, uma melhor estruturação da área comercial interna, que resultou em uma maior assertividade nas negociações e o lançamento de novos produtos, foram os fatores fundamentais para o crescimento da empresa ao longo dos anos. Além disso, James revela que em 2023 o setor especializado em transporte na Korsa cresceu 19%.
Para alcançar melhores resultados, a Korsa em sua trajetória fechou contratos com grandes clientes corporativos e expandiu suas operações para São Paulo. Em 2001 a corretora também lançou o pioneiro seguro RC Trans Ambiental, revolucionando o segmento e consolidando-se como uma das líderes em seguro ambiental para transportes.
Posteriormente, em 2007, abriu seu escritório em Curitiba, passando a ter forte presença na região Sul do Brasil, o que hoje responde a 30% de seus negócios. Em 2010 inaugurou sua sede própria no Centro do Rio de Janeiro, e em 2012 a empresa lançou seu próprio sistema de CRM/ERP chamado de KPAG, que aliado ao BI e Power BI, possibilitou que a empresa crescesse em média dois dígitos por ano, mantendo seus custos fixos equilibrados.
A trajetória da empresa foi marcada por importantes parcerias estratégicas. Em 2012, uniu-se à rede mundial de corretores de seguros UNIBA, marcando presença em mais de 120 países, representando a rede no Brasil. Também firmou parceria com a BB&T Insurance Services, atual Trust Insurance Service, uma das maiores corretoras de seguros do mundo. Nesse mesmo ano, estruturou um setor de resseguro e seguros para empresas de O&G, atividade que se tornou uma das principais na corretora até hoje.
De origem libanesa por parte de mãe e grega por parte de pai, James avalia a caminhada de sucesso da empresa, com expansão dos negócios no país e também fora dele. “Passa um filme na minha cabeça, são muitas emoções, entre erros e acertos para chegarmos ao patamar de hoje”, diz o fundador ao relembrar o início da empresa e comparar com a estrutura utilizada atualmente.





Tecmar investe R$ 66,2 milhões em expansão de frota e novas unidades de negócio (Vitrine 15/04)
A Tecmar Transporte & Logística, do Grupo Log-In, acaba de realizar um investimento de R$ 66,2 milhões para impulsionar sua operação e expandir suas atividades. Esse investimento estratégico visa aprimorar a capacidade de transporte da empresa, que atualmente conta com uma frota superior a 1.300 veículos próprios. Com o montante, a Tecmar adquiriu 82 caminhões, equipados com a mais recente tecnologia de motorização Euro 6, além de 100 implementos, que consistem em carretas porta containers.
De acordo com o Diretor Executivo da Tecmar, Maurício Alvarenga, com o investimento, a companhia aumenta a capacidade de transferência rodoviária de cargas fracionadas entre as filiais e expande presença no mercado de logística multimodal, oferecendo soluções eficientes para o transporte de contêineres. “Nosso objetivo é servir o mercado em geral, oferecendo um serviço de alta qualidade e que não apenas atenda, mas supere as expectativas de nossos clientes e do segmento como um todo”, explica.
                                                                                          Estratégia multimodal
O investimento realizado pela companhia marca ainda o lançamento de duas novas unidades de negócio de transporte de contêineres. Uma delas está localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE), atendendo à região Nordeste, enquanto a outra está situada em Itajaí (SC), para atender as demandas da região Sul do país.
O movimento vem na esteira da aquisição da empresa de transporte rodoviário Oliva Pinto, em 2022, com uma operação especializada em transporte de contêineres com forte presença em Manaus, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões. Além disso, o plano acompanha a estratégia adotada na unidade de negócios em Santos (SP), que somente em 2023 movimentou 7.200 contêineres atuando de forma conjunta com a Cabotagem.
Segundo Alvarenga, a novidade ampliará a capacidade do transporte de carga fracionada. “Essa estratégia irá atender às necessidades de nossos clientes em diversas áreas, contribuindo para um serviço mais abrangente e eficaz. Queremos disponibilizar, cada vez mais, soluções inovadoras envolvendo a multimodalidade, possibilitando o transporte de carga fracionada utilizando a Rodo-Cabotagem por meio da Tecmar”, completa o executivo.





Em 07/05 acontece mais um curso aberto de PDM/PDS do IMAM (Vitrine 10/04)
No dia 07 de maio o IMAM realizará mais um curso aberto de PDM/PDS - Padrão de Descrição de Materiais/Serviços.
 "O curso é a chance para profissionais que desejam conhecer e aprender o assunto por todos os aspectos, que envolvem o PDM/PDS", comentou Marcos Valle Verlangieri, instrutor do curso e consultor especialista do IMAM.
"É um curso importante não só para para os profissionais de cadastro de materiais, como também de Compras, Gestão de Estoques/Administração de Materiais,  Controladoria/Fiscal, Engenharia, Almoxarifado e para quem quer aprender sobre uma área mais recente de Materiais, onde o mercado busca profissionais", completou Verlangieri.
Mais detalhes sobre este curso aberto de PDM/PDS, valores e inscrição poderão ser solicitados diretamente ao IMAM, pelo tel. (11) 5575 1400 ou pelo email imam@imam.com.br .



Fórum debate logística e transporte em São José e região (Meon 09/04)
Um fórum voltado para profissionais do setor de logística vai debater nesta quinta-feira (11) temas ligados à operação e gestão de cargas em São José dos Campos e região.O evento, organizado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, será realizado no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) entre 9h e 13h30. As inscrições são gratuitas.
Estão programadas cinco palestras com executivos e especialistas dos setores de logística e transportes.Na abertura, o sócio-diretor da empresa Logmed, Danilo Magri, falará sobre o tema o “Operador logístico como hub de negócios”.
Na sequência, o tema abordado será a gestão portuária e a logística nacional de comércio exterior, com apresentação do diretor comercial da Gralsin Logística Integrada, Paulo Vitor.
O cenário atual e as perspectivas para o crescimento da importação e exportação de cargas através do Aeroporto Prof. Urbano Stumpf será abordado por Eduardo do Valle, representante da concessionária SJK Airport, que administra o terminal desde novembro de 2022.
O fórum termina com a palestra “Tecnologia aplicada na logística de armazenagem”, ministrada pelo diretor de Operação da GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, Paulo Rocha.
Segundo os organizadores, o fórum tem como objetivo complementar as ações realizadas durante a Feira LogVale, considerada o maior evento de Logística e Comércio Exterior da região. A próxima edição da feira deve ser realizada em 6 de junho deste ano no PIT.
A organização dos eventos é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e faz parte do PDLG (Plano de Desenvolvimento de Logística) do município.




Logística 4.0 será destaque no 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica (G1 05/04)
A logística 4.0 ganhará destaque como uma das principais vertentes do 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica, marcado para os dias 13 e 14 de junho em Foz do Iguaçu (PR). A integração nesse setor promete impactar profundamente o cenário produtivo brasileiro, impulsionado pelo uso de tecnologias avançadas que visam a otimizar o transporte de insumos e mercadorias, resultando em redução de custos e mais eficiência nos processos.
O evento, realizado em parceria pelo Iguassu Valley, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), conta com o apoio estratégico da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Essa colaboração enfatiza a importância e abrangência do encontro para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região e do país.
Entre os palestrantes, destaca-se a presença do presidente da FIEP e da Paraná Energia, engenheiro civil e líder empresarial e social Edson José de Vasconcelos. Com mais de duas décadas de atuação no cenário do desenvolvimento sustentável do Paraná e do Brasil, Vasconcelos trará suas valiosas perspectivas para o setor de logística, apresentando tendências e novidades que moldarão o futuro dessa área crucial para a economia nacional.
Sócio em empresas como Toledo Energia, Vasto Engenharia, Ibis Cascavel e Seleta Imobiliária, Edson desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento econômico da região. Seu compromisso com o progresso regional é evidenciado por seu envolvimento em instituições de planejamento, construção, comércio e desenvolvimento, incluindo o IPC, Sinduscon, ACIC, Codesc e Ferroeste.

A Logística 4.0 será uma das vertentes da vertical do 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica. O que é a logística 4.0? Qual é o seu impacto e os seus benefícios?
Em linhas gerais, a logística 4.0 é um conceito que se refere à aplicação de tecnologias avançadas, como internet das coisas, big data, inteligência artificial e automação, entre outras, ao longo de toda a cadeia de suprimentos de determinado processo produtivo. Essas tecnologias passam a ser aplicadas desde o planejamento até a entrega dos produtos, passando pela gestão de estoques e aquisição de insumos e suprimentos. Entre seus principais impactos e benefícios estão a redução de custos para as empresas e, principalmente, uma maior agilidade em todos esses processos.

É possível dizer que a logística 4.0 estabelece as novas fronteiras da inovação no setor? Por quê?
Sem dúvida alguma. Hoje, o custo logístico como um todo, incluindo armazenamento e transporte de insumos e mercadorias, é um dos que mais pesa sobre o setor produtivo, especialmente no Brasil. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o custo logístico consome entre 7% e 8% do PIB do país. Já no Brasil, esse número chega a 12% do nosso PIB. Ou seja, investir em processos e tecnologias que reduzam esse custo é uma medida para aumentar a competitividade das nossas empresas. Obviamente, boa parte desse custo ainda passa pela necessidade de investimentos pesados para melhorar nossa infraestrutura de transportes, incluindo rodovias, ferrovias, portos e aeroportos – o que depende, basicamente, de investimentos diretos do poder público ou concessões realizadas por ele. Mas, internamente, ao investir com seus próprios recursos em tecnologias atreladas à logística 4.0, as empresas já conseguem reduções significativas nos seus custos. Portanto, há muito espaço para inovações em todas as áreas da logística e da cadeia de suprimentos para atender a essa demanda crescente.

Quais são as principais tendências em inovação e tecnologia para a logística?
As principais tendências estão em questões ligadas à automação e controle das diferentes etapas do processo logístico. Isso inclusive no processo de aquisição de matérias-primas, produtos e serviços. Sistemas automatizados e precisos de controle de estoque permitem, por exemplo, que já seja disparado automaticamente um pedido de compras de determinado insumo, à medida que o estoque atinge níveis mínimos de segurança. Dentro das indústrias, isso tem trazido uma revolução na parte do armazenamento das peças e componentes usados em uma linha de produção. Onde antes havia almoxarifados muito grandes, com inúmeras prateleiras em que os funcionários buscavam manualmente os diferentes produtos, hoje muitas empresas já possuem almoxarifados totalmente automatizados. Isso permite estoques em espaços menores, mas mais verticalizados, utilizando-se sistemas de paletes e de robôs que fazem a busca automática de produtos, o que também aumenta a precisão e a agilidade para a retirada desses componentes.

Quais são os principais avanços tecnológicos para a evolução da indústria logística?
Todo esse esforço de automação das diversas etapas dos processos logísticos demanda a implantação ou desenvolvimento de várias tecnologias, como sensores e sistemas para rastrear em tempo real insumos ou produtos acabados, prevendo demandas. O uso de sistemas autônomos ou robôs para operação dos estoques é outra tecnologia necessária.

Que exemplos temos do uso da tecnologia para otimizar custos e tempo na logística?
Muitas indústrias, como as automotivas, já têm utilizado o sistema conhecido como Milk Run. Por ele, utilizando-se sistemas automatizados, as empresas ou transportadoras contratadas estabelecem janelas precisas de carregamento de produtos ou de matérias-primas. Com isso, é possível realizar a coleta de mercadorias em diversos fornecedores, dentro de uma lógica de itinerário, prevendo horários de entrada nas empresas e tempo de carregamento dos caminhões, para que eles cheguem dentro da indústria no tempo preciso para que os insumos sejam usados na linha de produção. Isso permite que as indústrias reduzam a necessidade de estoques de matérias-primas, adequando assim seu capital de giro para a área produtiva, evitando a imobilização de muitos recursos em estoques.
Outro exemplo bastante conhecido no Paraná é a implantação do sistema que acabou com as filas de caminhões no Porto de Paranaguá. Há alguns anos, filas de até cem quilômetros, que chegavam à região de Curitiba, eram formadas devido ao excesso de caminhões que chegavam ao mesmo tempo para desembarcar suas cargas no porto. Hoje, por meio de um sistema chamado Carga On-Line, o caminhoneiro que vai levar seu produto ao porto se inscreve na ferramenta e já recebe a sua janela de horário para chegada em Paranaguá. O Carga On-Line uniformiza e dá uma sequência lógica para essas janelas de carga ou descarga dos caminhões, otimizando todo o processo.

A inteligência artificial é o assunto do momento. A IA tem contribuições para logística, ou melhor, está sendo utilizada na logística? De que forma (dê exemplos, por favor)?
A inteligência artificial é uma das ferramentas que já vêm sendo utilizadas dentro da logística 4.0. Muitos dos processos automatizados citados anteriormente se valem da IA para que, a partir de uma base de dados previamente definida, sejam estabelecidos parâmetros para a gestão e operação de várias etapas da cadeia de suprimentos e transporte. Sem dúvida alguma, é uma ferramenta fundamental para se aprimorar cada vez mais esses processos.

O senhor pode antecipar quais contribuições o Summit Iguassu Valley dará para o debate da evolução da logística no Paraná, Brasil e América do Sul?
Hoje, já existem muitas feiras e eventos no país que debatem e apresentam as novidades que vêm sendo implantadas no setor logístico brasileiro. Mas o diferencial que o Summit Iguassu Valley dá para esse tema é o foco na inovação. Sem dúvida, há muito espaço para evoluções e inovações dentro da logística 4.0, e colocar isso em pauta é um grande mérito do evento.

Por que atores da logística devem participar do evento?
Justamente para obter mais conhecimento e trocar experiências sobre inovações, tendências e tecnologias que já vêm sendo aplicadas ou ainda podem ser desenvolvidas para suprir as demandas da cadeia logística. Isso vai agregar muito para que encontrem novas soluções e impulsionem ainda mais seus negócios.

                                                                                                     Sobre o evento
O 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica 2024 é o resultado da fusão de dois eventos: o Summit Iguassu Valley e o Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS). O primeiro é voltado à tecnologia e inovação para acelerar o crescimento dos negócios locais e regionais; e o segundo visa construções soluções logísticas, atração de investimentos e o estímulo ao comércio e turismo entre os países da na América do Sul.
2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica
Data: 13 e 14 de junho de 2024
Local: Grand Carimã Resort & Convention Center
Ingressos, cotas de patrocínio e estandes:  https://summit.iguassuvalley.com.br



PIB 2024 deve alavancar a logística, Brasil LOG aposta no setor (Vitrine 25/03)
Com uma expectativa de alta de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, segundo o “Balanço Macrofiscal de 2023 e perspectivas para 2024” do Ministério da Fazenda (MF) (divulgado em 31/01/24), o setor logístico deve avançar por desempenhar um papel vital na economia do Brasil, sendo responsável pelo gerenciamento e fluxo de bens e serviços.
“A logística é o termômetro da economia, ela é a primeira a parar em crise e a primeira a retomar” - afirma Adelson Lopes – idealizador da Brasil LOG, Feira Internacional de Logística, que pela primeira vez será realizada em anos consecutivos, chegando em sua 9ª edição nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024.
A Brasil LOG é referência para o segmento da logística; em sua edição, em 2023, registrou a presença de 22 estados brasileiros e 270 cidades brasileiras, além de visitantes e expositores internacionais como a empresa chinesa que fabrica esteiras, Wayzim, que lançou sua vinda para o Brasil na edição de 2023 e está retornando em 2024 em função do sucesso alcançado pela Brasil Log.
Na edição de maio de 2023, gerou cerca de R$ 10 milhões, mas para Lopes esse número não para por aí, por que muitos negócios são consolidados posteriormente, promovidos pelas soluções que a feira oferece aos cinco modais da logística: terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário e hidroviário, ainda em expansão. Os negócios na 9ª Brasil LOG também serão fomentados pelo Encontro de Negócios do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e pelas duas rodadas de negócios promovidas pela Associação Comercial e Empresarial (ACE).
                                                      Por que estar na 9ª Brasil LOG, segundo os idealizadores da Feira?
Acessar serviços e soluções, se atualizar sobre as demandas da logística em um único local otimiza tempo, considerando que o setor enfrenta inúmeros desafios, desde a infraestrutura, distâncias geográficas, à tecnologia e gestão.
Para Lopes, o desafio é se manter competitivo em um mercado complexo e que aponta o crescimento do transporte rodoviário de cargas, em função do e-commerce.
Entre as soluções para logística, a Brasil Log traz expositores com ferramentas que compilam dados, dão visibilidade aos processos, melhoram a produtividade e também iniciativas sustentáveis.
Outro destaque são palestras gratuitas com temas pertinentes às necessidades e atualidades do mercado; bem como teste drive de caminhões e empilhadeiras.
                                                                                             Estrutura e público
A 9ª edição da Brasil LOG será realizada em uma área de 53 mil m², em três pavilhões para mais de 60 expositores, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva.
A expectativa é de que passem pela feira representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de Condomínios Logísticos, Centros de Distribuições, Armazenagem, Estocagem, Consultorias e profissionais como Agentes de Carga, Armadores, Despachantes Aduaneiros, Importadores e Exportadores.
Além das empresas e autônomos que atuam no segmento, a edição 2023 foi prestigiada também por representantes municipais, do Governo do Estado, Autarquias como ARTESP e orgãos federais como Infraero.
                                                                                           Logística reversa
Uma das novidades da Brasil LOG 2024 é coleta de resíduo eletrônico para descarte em conformidade com a Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em parceria com a empresa Ecotronics Ambiental.
A captação será feita no hall de entrada da feira e o laudo ambiental para pessoa jurídica será emitido mediante os dados da empresa. Estão entre resíduo eletrônico, computadores, notebooks, celulares, smartphones, tablets, impressoras, aparelhos telefônicos, monitores, televisores, DVD player, vídeo cassete, cabos, fios elétricos, placas de circuito, sucatas ferrosas, sucatas não ferrosas.
                                                                                                  SERVIÇO:
A entrada é gratuita, mas é necessário o credenciamento pelo site www.feiradelogistica.com
Feira Internacional de Logística: 22 a 24 de maio de 2024 das 12h às 20h
Local: Parque da Uva, em Jundiaí/SP.









A Intermodal South America 2024 começa amanhã (Vitrine 04/03)

A Intermodal South America, em sua 28ª edição, ocorrerá entre 5 e 7 de março de 2024, na São Paulo Expo, e traz muitas novidades e atrações.
O evento promete ser marcante para todos os envolvidos nos setores de transporte terrestre, aéreo, marítimo e ferroviário, assim como para todos os profissionais da cadeia logística e áreas relacionadas.
Reconhecida como o maior e mais completo evento da área no continente, a Intermodal 2024 oferece uma experiência única, integrando todos os elos da cadeia logística.
Veja abaixo 4 razões convincentes para não perder essa oportunidade incrível de aprendizado e atualização!
1. Conhecimento aprofundado e tendências de vanguarda
A Intermodal 2024 se destaca como uma plataforma de conhecimento incomparável.
Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em diversos formatos, o evento oferece acesso a informações que são verdadeiros segredos do sucesso no setor logístico.
No Congresso Interlog Summit, na TI Innovations e na Arena Intermodal, grandes especialistas e pensadores do mercado compartilharão insights transformadores, práticas recomendadas e as últimas tendências do setor.
Participar da Intermodal 2024 é ter uma chance de ouvir mais de 100 palestrantes renomados e desbravar horizontes promissores, mantendo-se à frente no mercado.
2. Networking de alto nível
A oportunidade de conectar-se com mais de 43 mil participantes de mais de 90 países é, por si só, uma razão suficiente para participar.
A Intermodal 2024 é o local ideal para expandir sua rede de contatos profissionais, estabelecer parcerias estratégicas e interagir com a comunidade de especialistas logísticos.
O ambiente propício ao networking permite que você fortaleça laços existentes e crie novos, essenciais para o crescimento e sucesso de sua carreira e negócios.
Participar da Intermodal 2024 é uma experiência rica, que promete abrir portas e oferecer perspectivas novas e valiosas para fechar novos negócios, formar novas parcerias e ajudar o segmento a seguir crescendo!
3. Oportunidades de negócios inigualáveis
Imagine-se imerso em um ambiente vibrante, focado em soluções logísticas de ponta a ponta, com mais de 500 marcas expositoras.
A Intermodal 2024 é o cenário perfeito para elevar seus negócios a um novo patamar, seja encontrando fornecedores ideais, expondo as suas soluções, gerando novos leads, conquistando clientes ou fechando negócios.
O evento oferece uma plataforma única para empresas que desejam ampliar a sua participação no mercado, proporcionando uma visibilidade sem precedentes e acesso a um vasto mercado potencial.
4. Sustentabilidade e desenvolvimento do setor
Um aspecto crucial e cada vez mais relevante na indústria logística é a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor.
A Intermodal 2024 abordará esses temas em diversas de suas apresentações e exposições! Discutir e aprender sobre o desenvolvimento sustentável do setor é essencial para qualquer profissional que deseje liderar no mercado.
O evento proporciona uma visão abrangente das práticas sustentáveis mais recentes e eficientes, essenciais para o futuro da logística.
Pelo site do evento o usuário poderá fazer sua inscrição gratuitamente.




Tatuzão chega à futura estação Vila Formosa na expansão da Linha 2-Verde do Metrô SP (Vitrine 04/03)
A maior tuneladora em atividade na América Latina chegou nesta quinta-feira (29) à futura estação Vila Formosa do Metrô, na zona leste da capital. O governador Tarcísio de Freitas acompanhou as escavações do tatuzão que concluiu o primeiro ciclo de obras de expansão da Linha 2-Verde. Com o novo trecho, o ramal passará a ligar a Vila Prudente à Penha, beneficiando o transporte de mais 300 mil pessoas por dia.
“Nós já temos a maior rede de metrô do Brasil e uma das melhores do mundo. Agora, a gente vai ter o metrô cada vez mais integrado, o que significa eficiência e que vai transportar cada vez mais passageiros. Quando o trecho estiver operando da Penha até a Vila Prudente, a gente vai agregar mais de 300 mil passageiros no sistema. São 300 mil passageiros que vão ganhar mais tempo com as famílias, vão ter um um dia menos cansativo e mais qualidade para se transportar”, afirmou Tarcísio.
O evento teve a presença do secretário executivo de Transportes Metropolitanos, Manoel Botelho, do presidente do Metrô, Julio Castiglioni, autoridades públicas e profissionais que atuam na construção da via. O Governo de São Paulo investe R$ 13,4 bilhões no projeto de expansão da Linha 2-Verde, que vai ganhar mais 8,4 km (8 km operacionais) de vias e oito novas estações.
A estação Vila Formosa está sendo construída em uma área de 9,1 mil metros quadrados e a 44 metros de profundidade. A estação tem 49% das obras concluídas e acesso pelo encontro da avenida Dr. Eduardo Cotching com a rua Tauandê, na zona leste.
O percurso do tatuzão começou em novembro, com a escavação de 654 metros de via até o momento. Já foram retirados 70 mil metros cúbicos de terra e instalados 436 anéis de concreto para revestimento do túnel. Com a conclusão do primeiro ciclo de obras, a tuneladora passará por um período de manutenção antes de retomar a escavação até a futura estação Anália Franco.
A operação da tuneladora está estruturada em duas etapas, sendo a primeira do Complexo Rapadura, na Vila Formosa, até o poço Falchi Gianini, entre as paradas Vila Prudente e Orfanato, passando também pelas estações Vila Formosa, Anália Franco e Santa Clara. Depois, o tatuzão será desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para a segunda etapa de escavação, no sentido do Complexo Rapadura.
A primeira etapa da expansão, de Vila Prudente a Vila Formosa, deve ser concluída até 2026, e a segunda, de Vila Formosa até a Penha, no ano seguinte. Depois de pronto, o novo trecho vai agilizar o deslocamento dos moradores da zona leste, facilitar a mobilidade para outras regiões, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem de São Paulo.
                                                                                   Máquina de 500 toneladas
A tuneladora em operação na Linha 2-Verde tem cerca de 100 metros de comprimento, 500 toneladas e capacidade de escavar e revestir com anéis de concreto até 15 metros de túnel por dia. O tatuzão possui uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro e estruturas de apoio, como esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e equipamentos para a colocação das aduelas de concreto.
Batizado de “Cora Coralina”, este tatuzão é o maior equipamento do tipo em operação na América Latina. Cerca de 150 pessoas, entre engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, trabalham na máquina em três turnos diários. O equipamento vai usar 4,2 mil anéis de concreto para revestir todo o túnel entre a Vila Prudente e a Penha.




DHL e Adidas abrem CD omnichannel e semiautomatizado em Extrema (Vitrine 01/03)
A DHL Supply Chain, empresa global de armazenagem e distribuição, e a Adidas, umas das maiores redes de artigos esportivos, inauguram um dos mais modernos Centros de Distribuição (CD) do Brasil em Extrema, ao sul do estado mineiro. Com um investimento de mais de R$ 70 milhões, as instalações foram construídas do zero especialmente para este projeto e agregam tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis.
O novo CD possui cerca de 40 mil m² e será o principal hub logístico da Adidas no País, atendendo as áreas de e-commerce, varejo e lojas próprias de forma sinérgica em um desenho logístico mais ágil, eficiente e tecnológico. O armazém abriga 50 mil produtos diferentes e 5 milhões de itens, um dos maiores estoques esportivos do Brasil, incluindo roupas, tênis e acessórios.
As instalações começam a operar com o certificado sustentável LEED, concedido pelas boas práticas de economia de energia e reaproveitamento de resíduos. Nos próximos meses, será instalado, no telhado, uma usina solar que deve gerar 35% do consumo energético desta operação. A construção do CD foi responsável pela geração de 400 postos de trabalho diretos em Extrema, sendo que parte da equipe é originária de outras operações da Adidas.
Para Gabriela Guimarães, vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain, “este novo CD traz uma nova visão para o desenho logístico da Adidas no Brasil. Ele capta as condições mais favoráveis na região e traz um novo fluxo operacional com muita inteligência logística e tecnologia embarcada. Com isso, vamos proporcionar maior agilidade as entregas, confiabilidade e eficiência. Esta será uma das operações mais modernas do Brasil, uma vez que vamos automatizar quase por completo três processos: movimentação da carga no armazém, sorteamento no e-commerce e embalagem”.
André Biancardini, diretor sênior de Supply Chain Management na Adidas Brasil, diz que “o novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos”. “A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade”, pontua o executivo.
                                                                                                     Inovação
O novo hub logístico da Adidas começa a operar com quatro tecnologias avançadas. A primeira é o próprio sistema de gestão de estoque (WMS), cuja versão é a mais avançada do mercado e traz vantagens como execução em nuvem, dispensa de paradas para atualização e grande especialização e acuracidade para estoques omnichannel.
O armazém dispõe de esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de carga. Soma-se a isso um equipamento automatizado de sorteamento, que realiza a separação do produto para envio, e um robô que “lê” o item da vez e realiza a embalagem, que será utilizado na área de e-commerce. Para reduzir resíduos não-degradáveis, essas embalagens serão feitas quase exclusivamente com papeis.
“A automação por si só não traz os resultados almejados. Para se chegar lá, é necessário ter um planejamento logístico sólido, processos bem desenhados, equipe treinada e experiente de forma que os equipamentos efetivamente possam conferir maior escala e agilidade nas atividades”, analisa Gabriela.
Para ela, o centro de distribuição surge com uma operação sólida, pois as entregas desta operação contam, ainda, com torre de Controle da DHL que, além de supervisionar, gera dados e insights relevantes para o aprimoramento do negócio.
“A partir das informações, nossa ideia é revisar constantemente o ecossistema logístico da adidas, melhorando nossos níveis de serviço e elaborando novos projetos”, conclui.




GoodStorage inaugura 6º Park Logístico para locação em São Paulo (Vitrine 02/03)
A GoodStorage inaugurou seu 6º park logístico para locação. Com galpões urbanos de 1.500m² a 22.250m², o Park Vila Anastácio está localizado a 300 metros da Marginal Tietê e a 500 metros da estação Domingos de Moraes, da Linha 8 Rubi da CPTM.
Ao ampliar a oferta de espaços em São Paulo, a GoodStorage tem a intenção de apoiar as empresas que buscam otimizar rotas, reduzir custos e melhorar a eficiência da cadeia logística de entrega e logística reversa. Os empreendimentos da GoodStorage estão presentes em regiões estratégicas da cidade, o que permite apoio aos desafios da logística de última milha (last mile).
“Esse foi o terceiro park logístico que inauguramos em 2023. A previsão é ainda contar com mais uma unidade, o que reforça o nosso crescimento. Com ele, queremos engajar a logística verde em São Paulo”, conta Thiago Cordeiro, CEO da GoodStorage.
O empreendimento é o primeiro da marca a contar com o selo LEED, certificação para construções sustentáveis concedida pela organização não governamental United States Green Building Council.
“A GoodStorage tem como objetivo principal, além de investir na mobilidade urbana, colaborar para que São Paulo se torne uma cidade inteligente e mais sustentável. Nessa busca, temos investido cada vez mais em construções mais limpas e com impacto ambiental mínimo”, explica o CEO.
O Park Vila Anastácio comporta até 16 empresas e é distribuído em 21.500m2. O espaço oferece uma área ampla para a manobra de caminhões de grande porta, docas, segurança com portaria blindada, controle de acesso e monitoramento 24h, refeitório, área de convivência para funcionários, iluminação em LED e gerador para as áreas comuns.



A Feira Intermodal South America 2024 acontece no início de março em São Paulo (Vitrine 26/02)
Na próxima semana acontece a anual Feira Intermodal South America 2024. Será de 05 à 07/03 das 13:00 às 21:00 hs, no São Paulo Expo Exhibition and Convention Center, s/n, Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo – SP.
                                                                                        Sobre a Intermodal
A Intermodal South America é uma plataforma essencial para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior. Ela não apenas facilita a geração de negócios e relacionamentos, mas também fornece conteúdo de alta qualidade e relevância. Atualmente, conta com uma base de dados com mais de 130 mil profissionais do setor e utiliza diversos canais, como plataforma digital, site, redes sociais e uma plataforma de conteúdo exclusiva. Isso permite promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para maximizar o retorno dos investimentos com foco e precisão.
Com um crescimento sólido e contínuo ano após ano, a 28ª Intermodal South America será a maior edição de todos os tempos, reunindo mais de 500 marcas expositoras, mais de 43 mil participantes e mais de 60 horas de conteúdo em 40 mil metros quadrados de exposição durante 3 dias de evento.





Em 10 dias, Trem Intercidades abre série de leilões do Governo de SP em 2024 (Vitrine 19/02)
Daqui a dez dias, o Governo de São Paulo inicia uma série de leilões para estabelecer uma nova marca histórica na gestão estadual. No próximo dia 29, o Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, será o primeiro projeto a ser leiloado pelo Estado em 2024, em uma previsão de 13 certames para concessões, desestatizações e parcerias ao longo deste ano.
O Trem Intercidades será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com investimento previsto de R$ 13,5 bilhões. O empreendimento irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.
O projeto incluirá um serviço expresso, com três estações, entre a capital e o município campineiro. Ele também contempla a implantação do Trem Intermetropolitano, entre Campinas e Jundiaí, e a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O novo sistema vai melhorar e ampliar a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas e terá 101 km de trajeto, com serviço expresso entre a estação Barra Funda, na capital, e Campinas, e uma parada em Jundiaí. Já o sistema intermetropolitano terá estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. O trem será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.
                                                                                             Próximos leilões
Além do Trem Intercidades, o Governo de São Paulo tem outros 12 projetos para leilão em 2024. No segmento de mobilidade urbana, por exemplo, está prevista a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM.
Na área de rodovias, o lote do Litoral Paulista vai a leilão no dia 16 de abril. O Estado também fará a licitação do túnel imerso Santos-Guarujá, que terá a parceria do governo federal, e dos lotes rodoviários Nova Raposo, Rota Sorocabana e Lote Paranapanema.
A lista inclui ainda as desestatizações da Sabesp, que já está em fase de consulta pública, e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). No eixo social, o Governo de São Paulo vai propor uma PPP para construção, manutenção dos prédios e operação de serviços não pedagógicos de 33 novas escolas.
A concessão de serviços lotéricos estaduais é outro projeto previsto para 2024, como nova fonte de recursos para financiamento de políticas públicas. O Estado também vai leiloar a concessão da construção de moradias na região central da capital – o projeto prevê mais de 5,5 mil moradias nos três primeiros anos.





Hidrovia Tietê-Paraná tem alta de 120,7% na movimentação de cargas (Vitrine 06/02)

Um dos mais importantes eixos de logística no país, com seus 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná registrou, em 2023, um expressivo aumento na movimentação total de cargas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a alta foi de 120,7%, comparada ao mesmo período de 2022, com transporte de 2,4 milhões de toneladas em 2023 contra 1,1 milhão de toneladas no ano anterior.
O índice expressivo é explicado principalmente a partir da crescente movimentação da soja, aliada à uma gestão mais eficiente da hidrovia, que é administrada pelo Departamento Hidroviário (vinculado à Semil). De janeiro a junho de 2023 a hidrovia já havia batido o recorde de aumento de 76% na movimentação fluvial de cargas.
Em sua extensão, a Hidrovia Tietê-Paraná atende, sobretudo, ao transporte da produção agrícola e possui 30 terminais intermodais para carga e descarga de produtos, responsável por conectar os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
No trecho paulista são 800 quilômetros, indo desde Mogi das Cruzes até o município de Pereira Barreto. Neste trecho a hidrovia possui 14 terminais intermodais que funcionam associados a 9 barragens, 10 eclusas e 23 pontes em sua estrutura.
Dentre as commodities mais transportadas, a soja representou 41% das cargas, equivalente a 990 mil toneladas do grão. Em segundo aparece o milho, com 682 mil toneladas e, em terceiro lugar, a cana-de-açúcar e derivados, com 584,4 mil toneladas. O transporte de passageiros registrou mais de 85 mil pessoas.
“Trata-se de um eixo importante para esse modal e estratégico para a economia de São Paulo. O governo tem atuado para ampliar ainda mais o papel da hidrovia no escoamento da produção do Estado”, afirma a secretária Natália Resende em alusão à obra de aprofundamento do canal de Nova Avanhandava, um projeto antigo que foi retomado em março. A primeira explosão para a obra ocorreu em fins de agosto.
                                                                                      Canal de Nova Avanhandava
As obras vêm sendo executadas por meio de uma complexa operação com remoção de 19 a 21 mil metros cúbicos de rochas por mês. Para que não haja implicações com a fauna aquática local está sendo aplicada uma técnica que mantém peixes afastados. Ao todo serão removidos 552 mil metros cúbicos de rochas ao todo – volume equivalente ao de 600 piscinas olímpicas -, com detonações subaquáticas de rochas para aumento do calado no canal, em Buritama, o que permitirá a navegabilidade na hidrovia mesmo em períodos de estiagem.
Desta forma, 2,57% das obras já foram executados, e a previsão é que até abril de 2026 todo o trecho de Nova Avanhandava esteja completamente ampliado, com um um investimento de R$ 293,7 milhões que garante o aumento da profundidade do canal de navegação no reservatório de Três Irmãos, ao longo de 16 km.
A ampliação também permitirá maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, resultando em um fluxo mais contínuo de cargas movimentadas sem conflitos entre navegação e geração de energia com garantia de produtividade.
Para Jamille Consulin, diretora do Departamento Hidroviário (DH), a obra é resultado de investimentos em infraestrutura que repercutem na economia do Estado, e sem a decorrência de aumento de poluentes, já que o modal é de baixo impacto ambiental quando comparado à movimentação de cargas nos eixos rodoviários, quando seriam necessárias 43 carretas, de 35 toneladas cada, para levar o mesmo volume que cada embarcação do tipo ‘chata’ é capaz de uma única vez.





Na Espanha, governador mostra parcerias privadas de SP a operadores de infraestrutura (Vitrine 05/02)
A capital espanhola foi a primeira parada do roadshow do Governo de São Paulo com o objetivo de buscar investimentos estrangeiros para grandes projetos paulistas em infraestrutura, logística, mobilidade e saneamento. Nesta segunda-feira (4), em Madri, o governador Tarcísio de Freitas iniciou a primeira missão internacional de 2024 em reuniões com executivos de grupos globais sediados na Espanha.
“Para alavancar o desenvolvimento em São Paulo, a gestão estadual está ampliando o diálogo com o setor privado em todo o mundo. Quando trabalhamos lado a lado com megainvestidores internacionais, os grandes projetos saem do papel mais rápido. Nossa primeira parada na Europa foi muito produtiva e tenho certeza que as empresas da Espanha vão ampliar negócios e aportes em São Paulo, gerando mais empregos, riquezas e oportunidades para a população”, afirmou.
Na missão à Europa, a comitiva do governador é composta pelos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Lais Vita (Comunicação) e por Rui Gomes, presidente da InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O primeiro compromisso na Espanha reuniu o governador e José Manuel Entrecanales Domecq, presidente e CEO da Acciona. Há mais de 25 anos no Brasil, a Acciona é a responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, atualmente a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina, com geração de mais de 9 mil empregos e investimento de R$ 18 bilhões.
Na reunião, o governador destacou o potencial do estado e as oportunidades para empresas de grande porte no portfólio de investimentos do Programa de Parcerias. “São Paulo é hoje o local para se investir no Brasil. Se fosse um país, seríamos a terceira maior economia da América Latina e a 21ª do mundo. A estrutura existente de mão de obra e infraestrutura proporcionam um ambiente de negócios promissor para aos investidores”, destacou Tarcísio de Freitas.
Na sequência, o governador teve um almoço de negócios com Ignacio Domínguez-Adame, vice-presidente do grupo Santander na Espanha. A instituição é uma das líderes do mercado nacional de serviços bancários e investimentos e também opera em toda a América Latina, Europa, Estados Unidos e países da Ásia.
No encerramento da agenda de trabalho em Madri, Tarcísio se reuniu com executivos da Sacyr, empresa que atua no mercado global de concessões, engenharia e infraestrutura. O grupo espanhol está à frente das obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô e, somente ano passado, investiu o equivalente a mais de R$ 8,5 bilhões em ativos globais de concessões. Nos compromissos, o governador destacou a importância de ouvir a iniciativa privada e construir projetos a muitas mãos para que sejam atrativos e tenham mais competição.
O Governo de SP terá ao menos 13 projetos em leilões ao longo de 2024. Entre eles, estão o Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas, e concessões e parcerias de infraestrutura rodoviária e ferroviária, além das desestatizações da Sabesp e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). A carteira de projetos de concessões, desestatizações e parcerias da atual gestão estadual é estimada em mais de R$ 220 bilhões em capital privado, com 20 projetos qualificados e a previsão da realização de 44 leilões ao longo da gestão.
                                                                                 Missão na Europa segue para a Itália
Com o fim das agendas na Espanha, o roadshow do Governo de São Paulo prossegue nesta terça (6) em Milão, na Itália, e depois segue para Paris, com previsão de três dias seguidos de apresentação do portfólio paulista de projetos estruturantes a megainvestidores e banqueiros europeus.
As agendas de amanhã (6) começam com uma reunião em Milão com a diretoria executiva do grupo Gavio, às 10h30, em horário local. Na sequência, às 14h30, a comitiva liderada pelo governador Tarcísio de Freitas se encontra com a presidência do grupo Guella.





Governo de SP anuncia túnel imerso Santos-Guarujá em parceria com Governo Federal (Vitrine 02/02)
O Governo de São Paulo e o Governo Federal anunciaram nesta sexta-feira (2) o lançamento do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, que será executado por meio de parceria público-privada (PPP) e investimento de R$ 5,9 bilhões. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a comemoração dos 132 anos do Porto de Santos.
“Estamos celebrando uma parceria para entregar à Baixada Santista algo que é desejado, pelos primeiros registros, há cem anos: o túnel Santos-Guarujá. Nós vamos tornar este sonho uma realidade e fazer esse túnel sair do papel. A gente está falando de cerca de R$ 6 bilhões em investimentos. Imaginem o que isto vai representar em ganho de tempo de viagem, produtividade, a quantidade de empregos gerados para trabalhadores que vão levar o sustento para casa. Está na hora, realmente, de celebrar o que é histórico. O que importa é enxergar o verdadeiro interesse público e que temos que fazer a diferença pelo cidadão”, disse Tarcísio.
Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões em investimento dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada.
O Governo de São Paulo também já iniciou o processo para emissão de nova licença prévia antes da realização do leilão, que está previsto para o segundo semestre deste ano. A consulta pública deve ser lançada em março.
                                                                                                    Como será
O projeto foi desenvolvido pelo Governo de São Paulo e prevê a ligação seca entre Santos e Guarujá, com extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.
O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.
O projeto terá grande impacto positivo no sistema viário dos municípios, principalmente na alta temporada. O túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
Diariamente, o túnel vai beneficiar cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.







Porto de São Sebastião bate novo recorde de movimentação de cargas (PGSP 22/01)
A Companhia Docas de São Sebastião, empresa estatal vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), fechou o ano de 2023 com novo recorde de movimentação de cargas, mais de 1 milhão de toneladas. Com crescimento de 12% comparado a 2022, a receita foi ampliada em 51%, equivalente a R$43,5 milhões.
Entre as principais cargas transportadas estão barrilha a granel, matéria-prima essencial na produção de vidros, embalagens, entre outros, com 343 mil toneladas, na sequência, açúcar em sacas, com 194 mil toneladas, o malte,  para a indústria cervejeira, com 106 mil toneladas, e o silicato, utilizado na fabricação de sabão, adesivos e argamassas, com 50 mil toneladas.
“O porto possui um papel fundamental no desenvolvimento da região. Esse novo recorde é muito significativo e indica que estamos caminhando para alcançar novos padrões de eficiência”, avalia a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O recorde anterior, estabelecido em 2022, era de 918 mil toneladas e receita de R$30,2 milhões. Os resultados alcançados em 2023 refletem o posicionamento de gestão do porto, que aplicou vários descontos nas tarifas portuárias e ampliou a capacidade de armazenagem de mercadorias.
“Estamos satisfeitos com os resultados, que refletem a confiança da comunidade portuária na capacidade do Porto. Vamos continuar trabalhando para proporcionar melhores condições para os operadores portuários e otimizar cada vez mais o nosso desempenho.”, complementa o Diretor-Presidente da Companhia do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio.
                                                                 Sobre o Porto
O Porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). É uma delegação da União ao Governo do Estado de São Paulo, sendo, portanto, um porto público.





Governo de SP recupera, amplia e constrói cerca de 6,4 mil km de estradas em 2023 (PGSP 02/01)
O Governo de São Paulo realizou mais de 850 obras de ampliação, melhoria e recuperação de rodovias, vicinais e estradas rurais em 2023. Ao todo, são 6,4 mil quilômetros de vias impactadas, o que equivale aproximadamente à distância entre a capital paulista e a cidade de Quito, no Equador.
O investimento total nas intervenções foi de R$ 6,2 bilhões. Somente o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, executou 290 obras ao longo do ano em rodovias e vicinais, gerando 12 mil empregos diretos e outros 35,8 mil indiretos.
“Estamos investindo não apenas na melhoria da infraestrutura, mas em pontos das rodovias com demandas mais urgentes para a população. Uma via reestruturada diminui acidentes, garante melhores condições de segurança, além de estimular o escoamento da produção agrícola, entre outros benefícios”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
As vias passaram por serviços de recuperação da pista, pavimentação, implantação de sinalização, perenização, melhorias nos traçados e implantação de sinalização horizontal.
“O compromisso do DER é melhorar a qualidade da mobilidade de pessoas e a segurança. Estas intervenções reforçam o papel de uma gestão pública estruturante, focada em avanços na malha logística e nas condições de circulação de bens e pessoas”, completa a secretária.
Além disso, rodovias estaduais também receberam serviços de recuperação emergenciais da pista, adequação de sistema de drenagem, proteção e reforço de talude e reabilitação de sinalização horizontal.
A região norte do estado foi uma das que se beneficiaram com as obras. Os motoristas já podem visualizar os frutos do aporte de R$ 51 milhões nas vicinais na região de Barretos, que beneficia diretamente mais de 128 mil pessoas e promove o transporte de cultivos da agricultura familiar, produções de cana-de-açúcar e laranja, além de simplificar o acesso ao Hospital do Câncer.
Além das obras em rodovias estaduais e em vicinais, quase 850 km de rodovias e acessos concedidos e que têm supervisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) receberam intervenções.
Uma das vias que receberam melhoria foi a rodovia Anhanguera (SP-330), que ganhou uma faixa adicional na pista sul entre os quilômetros 21 e 23, em São Paulo. Somente nesta obra, realizada pela concessionária responsável e supervisionada pela Artesp, foram mais de R$19 milhões investidos.
“Esta faixa é muito necessária para desafogar o trânsito e contribuir com a fluidez do tráfego na região. Ela também oferece melhores serviços aos usuários, proporcionando segurança e conforto a todos que circulam pelo local”, explica Milton Persoli, diretor geral da Artesp.
Já a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou neste ano 492 obras em mais de 1,8 mil quilômetros de estradas rurais, beneficiando as regiões de Araçatuba, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

 


Total Express lança companhia aérea dedicada ao setor logístico (Mundo Logística 18/12)
A Total Express anunciou a criação de uma companhia aérea cargueira para otimizar os processos de entrega, atendendo 100% do país. Segundo a empresa, é a primeira do segmento logístico nacional a lançar sua própria companhia aérea.
A companhia atende a alta demanda do mercado de e-commerce, com o envio de encomendas por meio de fretamento de aeronaves dedicadas desde 2021. Segundo a empresa, o aumento de demandas para a região norte motivou o investimento como estratégia para oferecer transporte rápido para as regiões extremas do país.
                                                                                      COMPANHIA AÉREA
Após concluir a certificação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Total Express recebeu a outorga de Certificado de Operador Aéreo (COA) e iniciou sua operação com o voo inaugural da companhia, que aconteceu no dia 5 de dezembro, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, com destino ao Aeroporto Internacional de Manaus (MAO), no Amazonas.
A primeira aeronave em operação, um Boeing 737-300F, possui capacidade de transporte de cargas de forma dedicada, ofertando um payload de até 18,6 toneladas em 132 metros cúbicos de capacidade volumétrica.
A nova companhia aérea da Total Express tem como razão social Anivia Serviços Aéreos Ltda.
                                                                                   ROTA SÃO PAULO-MANAUS
O primeiro trajeto disponibilizado pela Total Express (São Paulo-Manaus) atenderá as entregas da região Norte do país. Estão previstas de quatro a cinco operações semanais para o transporte dos mais diversos produtos, sejam de pequenas e médias empresas, de e-commerce até as gigantes do varejo.
Outro ponto de destaque para a rota é a presença da Zona Franca de Manaus, área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais que, além de incentivar o desenvolvimento socioeconômico na região, possui relevância para o fortalecimento do setor em âmbito nacional, que passa a contar com uma opção de atendimento regular e confiável para o mercado amazonense.
“A companhia aérea da Total Express representa um passo importante para cumprir o seu propósito de encurtar distâncias e otimizar o serviço de entregas em todo o Brasil”, afirmou Felipe Lima, CEO da Total Express. “Fortalecemos nosso pioneirismo no setor de logística e reforçamos o alcance das operações da empresa, ampliando sua capacidade de atender regiões distintas do país, oferecendo a melhor solução logística para os diversos tipos de negócios, de microempreendedores às gigantes do varejo.”






Apresentado oficialmente no Brasil o veículo aéreo chinês que voa sem piloto a bordo (Gazeta de Toledo 17/12)
Na última terça-feira, 12 de dezembro, a empresa brasileira Gohobby de distribuição de drones no Brasil e América Latina realizou a apresentação oficial do primeiro aéreo eVTOL (elétrico de pouso e decolagem na vertical), popularmente conhecido como “carro voador”, da fabricante chinesa EHang.
O modelo 216-S esteve exposto na Arena XP, em São Paulo, em um evento dedicado a investidores, organizações dos setores de logística, transporte, saúde, agribusiness, pilotos e empresas que desejam adquirir o equipamento para este setor que vai transformar a mobilidade urbana no Brasil e no mundo.
Na ocasião, também esteve presente o primeiro astronauta brasileiro, Senador Marcos Pontes (PL-SP), que definiu a chegada do eVTOL EHang 216-S como um marco histórico.
“Para resolver problemas, você precisa de coisas práticas, você precisa de tecnologia, você precisa de conhecimento. Não adianta só falar, a gente precisa ter as soluções muito menos narrativas, precisamos ter fatos, e nós temos aqui na nossa frente algo real, que eu espero que seja rapidamente certificado aqui no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que muito em breve esteja voando aqui nos céus de São Paulo e das outras cidades do país”, disse o astronauta para os presentes.
O Senador também pontuou que é possível solucionar os problemas do Brasil com a tecnologia e que, para isso, é preciso do apoio das pessoas, promovendo uma mudança cultural, necessária em meio a tecnologias disruptivas.
“Parabéns à Gohobby, parabéns a EHang, parabéns a todos os engenheiros que participaram para desenvolver essa aeronave. Hoje vejo como um dia histórico no nosso país, e que muito em breve a gente tenha essas aeronaves voando por aí e em nossas casas também”, completou Pontes.
Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, ressaltou que o eVTOL revolucionará o mercado de transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil, e a Gohobby está entusiasmada em fazer parte deste marco histórico.
“Desde o primeiro voo que fiz no final de 2010 com um drone, sabia que era questão de tempo até ter a oportunidade de voar com segurança dentro de um deles. O design de um eVTOL é muito semelhante ao dos drones, mas com uma redundância ainda maior nos sistemas críticos de voo e com sistemas e recursos integrados de segurança, herdados da aviação convencional, para garantir a segurança operacional”, explicou o CEO.
                                                                                       eVTOL 216-S
Segundo a Gohobby, o equipamento da EHang transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg em um alcance de 30 km. Opera com 12 baterias independentes e 16 motores.
O piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.
O EHang 216-S tem uma velocidade máxima de 130 km/h, e a empresa destaca que, graças ao design inteligente e à propulsão elétrica do EH216-S, seus custos operacionais são extremamente baixos, permitindo oferecer viagens aéreas de curta distância a preços competitivos em relação aos meios de transporte existentes.






Aumento do PIB e e-commerce em um mercado amplo e competitivo antecipam a 9ª Brasil Log (Vitrine 16/11)

A logística desempenha um papel vital na economia do Brasil, sendo responsável pelo gerenciamento e fluxo de bens e serviços. Com o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022, divulgado nesse semestre pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de R$ 9,9 trilhões; e um PIB de R$ 2,7 no primeiro trimestre de 2023, as expectativas para a logística são positivas porque produção e consumo necessitam de logística.
O PIB do setor de Transporte, Armazenagem e Correios cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2023, comparando ao mesmo período de 2022, um aumento de 5,1%. “A logística é o termômetro da economia, ela é a primeira a parar em crise e a primeira a retomar” - afirma Adelson Lopes – idealizador da Brasil LOG, Feira Internacional de Logística. Com base no cenário econômico e nas necessidades das empresas em acessar soluções, é que pela primeira vez, a Brasil LOG será realizada em anos consecutivos, chegando em sua 9ª edição nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024.
A Brasil LOG é referência para o segmento da logística, reconhecida como o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, promovendo a integração entre executivos, empresas de logística, especialistas e um público qualificado. Na edição de maio de 2023, gerou cerca de R$ 10 milhões de reais, mas para Lopes esse número não para por aí, por que muitos negócios são consolidados posteriormente, promovidos pelas soluções que a feira oferece aos cinco modais da logística: terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário e hidroviário, ainda em expansão. “A Brasil LOG é uma vitrine para expor os serviços e as inovações do setor.” – afirma Lopes.
Porque estar na 9ª Brasil LOG? Acessar serviços e soluções, se atualizar sobre as demandas da logística em um único local otimiza tempo, considerando que o setor enfrenta inúmeros desafios, desde a infraestrutura, distâncias geográficas, à tecnologia e gestão. Para Lopes, o desafio é se manter competitivo em um mercado complexo e que aponta o crescimento do transporte rodoviário de cargas, em função do e-commerce. Entre as soluções para logística, a Brasil Log traz expositores com ferramentas que compilam dados, dão visibilidade aos processos, melhoram a produtividade e também iniciativas sustentáveis. Outro destaque são para as Rodadas de Negócios, palestras gratuitas com temas pertinentes às necessidades e atualidades do mercado; bem como teste drive de caminhões e empilhadeiras.
                                                          Estrutura e público
A 9ª edição da Brasil LOG será realizada em uma área de 53 mil m², em três pavilhões para mais de 60 expositores, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva. A expectativa é de que passem pela feira representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de Condomínios Logísticos, Centros de Distribuições, Armazenagem, Estocagem, Consultorias e profissionais como Agentes de Carga, Armadores, Despachantes Aduaneiros, Importadores e Exportadores. Além das empresas e autônomos que atuam no segmento, a edição 2023 foi prestigiada também por representantes municipais, do Governo do Estado, Autarquias como ARTESP e orgãos federais como Infraero.
                                                               SERVIÇO
A entrada é gratuita, mas é necessário o credenciamento pelo site www.feiradelogistica.com Feira Internacional de Logística: 22 a 24 de maio de 2024 das 12h às 20h Local: Parque da Uva, em Jundiaí/SP.




Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 2,1% após 4 altas (CNN 01/11)
A Petrobras reduziu o preço médio do querosene de aviação (QAV) vendido a distribuidoras em 2,1% a partir desta quarta-feira (1º), ante o valor praticado em outubro, interrompendo uma série de quatro altas mensais consecutivas, informou a companhia em nota.
A queda em novembro corresponde a R$ 0,09 por litro, em relação ao preço médio do mês anterior, adicionou a petroleira, que reajusta mensalmente os preços do QAV de acordo com fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.
Apesar dos avanços recentes, há uma redução acumulada em 2023 no preço médio do produto vendido pela Petrobras de 14,5%, o equivalente a R$ 0,74 por litro, na comparação com o valor de dezembro de 2022, adicionou a companhia.
Na nota, a Petrobras reiterou que vende o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras que, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores.
Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento, destacou a empresa, ressaltando que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência, e que não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV.





Logística dos rios ameaça faturamento do polo eletroeletrônico de Manaus (Brasil Norte Comunicação 23/10)

À medida que a região amazônica enfrenta uma das secas mais severas de sua história, repercussões críticas estão se desdobrando e afetando diretamente a produção de aparelhos de ar-condicionado. A situação ameaça a logística na Zona Franca de Manaus (ZFM), um centro crucial na fabricação de eletrodomésticos no Brasil.
A seca, agravada pelo fenômeno climático El Niño, resultou em uma drástica redução nos níveis de água dos rios, que são vias essenciais para o transporte de matérias-primas.
Grandes embarcações, impossibilitadas de chegar a Manaus devido à baixa profundidade dos rios, foram substituídas por balsas, que, embora possam navegar em águas rasas, transportam apenas uma fração da carga dos navios e têm uma velocidade significativamente menor.
Essa mudança implica em custos logísticos aumentados entre 25% e 50%.
Um alto executivo da indústria esclarece o dilema enfrentado: a demanda por ar-condicionado está em alta devido às ondas de calor, mas a capacidade de atender a essa demanda é incerta.
A falta de componentes essenciais tem dificultado a montagem de produtos, criando um ciclo de atrasos na produção e a possibilidade de escassez no mercado.
Os desafios atuais vão além dos pedidos não atendidos, afetando a capacidade de produção em sua essência.
Problemas logísticos estão levando a possíveis interrupções na produção, e discussões sobre férias coletivas estão surgindo, sinalizando dificuldades iminentes em vários setores da região.
Embora a indústria assegure que a disponibilidade de produtos para a Black Friday não está ameaçada, a normalidade das entregas de Natal depende da recuperação dos níveis dos rios, um fator incerto no momento.
A seca surpreendentemente severa de 2023 desafiou todas as previsões e estratégias preventivas, com especialistas alertando que as condições podem se estender até 2024.






DP World Brasil recebe novo serviço semanal que conecta a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul (Vitrine 28/09)

A DP World Brasil, operadora de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do país, localizado na margem esquerda do Porto de Santos, anuncia a chegada de uma nova linha de serviços comerciais dos armadores Cosco Shipping Lines/OOCL e Ocean Network Express (ONE). O serviço, nomeado como East Coast South America-Europe 2 (ESE2) e Latin-East-Coast Europe Express (LUX), é mais uma opção de conexão entre a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul. Seguindo a rota: Roterdã, London Gateway, Hamburgo, Antuérpia, Lisboa, Algeciras, Santos, Paranaguá, Montevidéu, Buenos Aires, Itapoá, Paranaguá, Santos, Rio de Janeiro, Algeciras e Roterdã.
A viagem inaugural partiu de Montevidéu, no dia 20 de setembro, e atracou na DP World, em Santos, no dia 25 de setembro, com o navio Xin Nan Tong, da Cosco Shipping Lines, de bandeira chinesa. A embarcação tem capacidade para 4.200 TEUs (equivalente a 4.200 contêineres de 20 pés) e 263 metros de comprimento.
As escalas do novo serviço passarão pelos principais portos do norte da Europa, com paradas estratégicas em Lisboa e Algeciras, provendo a opção de conexão das cargas aos principais destinos no Mediterrâneo e Oriente Médio. Na América do Sul, além do Brasil, o LUX/ESE2 terá uma escala semanal no Terminal Río de La Plata, em Buenos Aires, que também é operado pela DP World.
“A DP World possui uma infraestrutura de ponta e uma equipe de especialistas em carga refrigerada, que está preparada para receber o novo serviço e atender às expectativas dos armadores e demais clientes envolvidos nas operações. Este será um grande diferencial para a exportação de cargas reefer, como proteína animal e frutas, pois vamos oferecer um serviço de transit time competitivo, com saídas semanais, para um dos principais mercados de exportação dos produtos brasileiros”, explica Rodrigo Gomes, gerente comercial sênior da DP World Brasil.
Este já é o segundo serviço que a DP World anuncia em 2023. Em maio deste ano, o terminal estreou uma nova linha de cabotagem regular, chamada Serviço Expresso Amazonas, que é operada pelos armadores Login e Aliança, com descidas sem paradas entre Manaus e Santos, rumo ao Sul do Brasil. A partir da DP World, o serviço escala os portos de Navegantes, Salvador, Suape, Pecém e Manaus. No sentido Sul, o trajeto expresso é realizado em nove dias, possibilitando que as cargas cheguem mais rápido ao destino. Este serviço também favorece o aumento da capacidade do transporte de cargas na cabotagem entre o Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país.




Silvio Costa Filho assume o comando do Ministério dos Portos e Aeroportos (Folha de S. Paulo 17/09)
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira (18) que o porto de Santos não será privatizado, mas ponderou que há espaço para parcerias com o setor privado.
“Nós não vamos privatizar o porto de Santos, como também nós vamos ampliar o diálogo com todo o setor produtivo de São Paulo”, disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.
“Mesmo o porto público tem muita PPP que pode ser feita dentro. É nesse sentido que a gente quer trabalhar. O porto não precisa ser privatizado para a gente poder ter privatizações”, acrescentou, garantindo que envolverá lideranças políticas —incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, correligionário do ministro— em toda a negociação envolvendo investimentos da pasta no estado.
Na semana passada, Costa Filho afirmou que o porto conta com quase 3 bilhões de reais em caixa e que vai liderar a maior obra do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a construção do túnel Santos-Guarujá.
Lançado em agosto pelo governo federal com previsão de R$ 1,7 trilhão de investimentos, o Novo PAC terá o investimento privado como carro-chefe.
                                                                                               Governabilidade
Costa Filho assumiu o Ministério dos Portos e Aeroportos na semana passada em meio a um rearranjo ministerial promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acomodar aliados e ampliar sua base de sustentação no Congresso.
Ainda que seu partido, assim como o PP, também contemplado pela minirreforma ministerial, não tenha formalmente embarcado na base do governo, Costa Filho garante que a legenda não só já entregou votos favoráveis ao governo em um patamar acima de 80% da bancada, como continuará aprovando matérias de interesse do Executivo.






Preço do diesel disparou com política anterior da Petrobras, diz estudo da CNT (Carta de Logística 15/09)
Por mais de seis anos, a Petrobras adotou a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que resultou em um aumento no valor do óleo diesel, aponta estudo realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
A paridade de importação de preços, que alinha os preços locais aos preços internacionais, foi adotada no governo Michel Temer (MDB), em 2016.
Desde a campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu uma mudança nessa referência para tentar manter o preço do combustível mais estável. A alteração foi concretizada em maio de 2023.
Segundo a pesquisa da CNT, desde que o Brasil adotou a política de PPI, os preços dos combustíveis ficaram intimamente ligados aos valores internacionais do petróleo, às taxas de câmbio estrangeiras e às condições econômicas e políticas globais, o que resultou em frequentes variações de preços por conta do cenário global.
A pesquisa aponta comparativos de preço e mostra que em 2020, o preço médio do diesel atingiu R$ 3,01/litro, o momento de maior impacto do isolamento social na atividade econômica.
Após esse período, o preço do combustível passou por uma trajetória de alta progressiva até atingir o pico de R$ 7,57/litro.
“Os preços dos combustíveis aumentaram significativamente no Brasil. Esse movimento foi acentuado pela desorganização das cadeias logísticas em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e também em função da guerra na Ucrânia”, afirma o documento.
A pesquisa mostra também que se considerarmos a semana de menor preço registrado na pandemia, que foi em maio de 2020 até junho de 2022, período de pouco mais de dois anos, o preço médio do diesel no Brasil aumentou 151,7%.
O documento indica que, após esse pico, o Brasil passa por uma trajetória de queda no preço do diesel. No entanto, não consegue retornar aos preços pré-pandemia.
De acordo com a CNT, os preços nacionais das fontes energéticas eram definidos levando em consideração o mercado internacional, convertendo para o real.
Somando a isso, os custos logísticos como o fretamento de navios, as taxas portuárias e o uso dos dutos internos para transporte. Dessa forma, o preço era ajustado periodicamente para acompanhar o comportamento dos derivados no mercado mundial.
Especialistas ouvidos pela CNN avaliam que a escolha da política de preços da Petrobrás depende dos objetivos econômicos e políticos do país.
Luciano Bravo, especialista em crédito internacional, entende que o uso do PPI traz vantagens em relação a transparência por se tratar de uma base objetiva para calcular os preços dos produtos, incluindo os combustíveis, com base nos preços internacionais e nos custos de importação.
Porém, o especialista acredita que o uso dessa política de precificação traga desvantagens em relação a volatilidade, já que os preços internacionais do petróleo flutuar significativamente ao longo do tempo.
“Isso pode resultar em variações frequentes nos preços dos produtos domésticos, o que pode impactar o orçamento dos consumidores e a estabilidade econômica”, complementa Bravo.
Por fim, a pesquisa mostra que a variação da moeda brasileira em relação ao dólar foi um dos principais fatores para o aumento dos preços, assim como os cenários políticos e econômicos globais, pois o valor do diesel na política de PPI estava atrelado a esses fatores.
“Seu valor estava substancialmente condicionado às cotações internacionais e, consequentemente, aos cenários políticos e econômicos globais. As variações da taxa de câmbio da moeda nacional também desempenharam um papel importante nesse processo”, afirma o documento.







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